General Eletric estuda uso do carvão mineral com mínimo impacto ambiental
2006-04-20
Segunda maior companhia do mundo em valor de mercado, a General Electric (GE) incentiva profissionais que tenham foco na inovação e visão de longo prazo, o que trouxe resultados expressivos para a empresa nas últimas décadas. Foi o que disse o presidente da GE do Brasil, Alexandre Silva, palestrante de ontem no Tá na Mesa, da Federasul. Segundo ele, a constatação do que iria acontecer no futuro distante fez a GE atuar mais no segmento de serviços. A mudança de rota foi do ex-CEO Jack Welch."E le enxergou muito antes que produtos teriam deflação e os serviços, não."
A mudança, no entanto, não enterrou a atividade industrial. "Isso não quer dizer deixar de fabricar. Prestamos atendimento para nossos produtos", explicou. A GE também atua no segmento de financiamento. O resultado é que o setor de serviços responde por 65% do faturamento da empresa. "Inovação é vital para uma marca se perpetuar."
A GE também realiza pesquisa e desenvolvimento para desbravar novos nichos. Uma das soluções que vem por aí é o uso de carvão mineral com um impacto ecológico mínimo. "As reservas são grandes em todo o planeta, mas deixam de ser utilizadas em função da poluição que gera a sua queima", explicou. Da mesma forma, são desenvolvidos aerogeradores ainda mais eficientes para a geração de energia, a partir da força dos ventos. A GE mundial investe cerca de 1 bilhão de dólares por ano em pesquisa e desenvolvimento. Criada há 127 anos nos Estados Unidos, a GE está presente em mais de 100 países. "No Brasil, devemos crescer 30% neste ano. Em 2005, atingimos 40% e, em 2004, 20%."
(CP, 20/04/06)