Conectado o primeiro aerogerador do parque eólico
2006-04-20
O presidente Lula visitou, ontem à tarde, o canteiro de obras do complexo eólico de Osório - maior empreendimento do gênero da América Latina. Na ocasião, o presidente conectou o primeiro aerogerador à rede elétrica nacional, dando início, oficialmente, aos testes e à exploração do complexo.
Lula salientou que a questão energética é uma das prioridades do seu governo. "Em cinco anos, implantaremos no país 22% de tudo o que foi produzido em linhas de transmissão em 122 anos", comparou.
O presidente também destacou a criação do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa). "O Brasil está em situação privilegiada e em condições de se transformar no centro mundial de produção de novas matrizes energéticas", projetou. Lula acrescentou que o Brasil está pronto para ter um ciclo de desenvolvimento consolidado nos próximos 25 anos.
O ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, também presente em Osório, revelou que o Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica abrange empreendimentos em 19 estados e representa investimentos de R$ 8,97 bilhões, na sua maior parte privados.
O governador Germano Rigotto projetou que, com os empreendimentos em andamento, o Estado será auto-suficiente. "Vamos exportar energia, e isso é muito importante para o futuro do RS." O complexo eólico entrará em operação em meados de 2007, gerando 150 MW.
(CP, 20/04/06)