Preços das negociações de carbono batem recorde na Europa
2006-04-19
Os preços das emissões européias de créditos de carbono alcançaram uma nova alta na última semana, devido às oscilações nos preços da energia pelo mundo. Depois de atingirem o preço de €31 por tonelada, na quarta-feira (19/04), as cotações de carbono para dezembro de 2007 caíram levemente e terminaram o dia negociadas a €30.25 por tonelada.
O lançamento de um programa para negociação de emissões no ano passado pela União Européia provocou um aumento de cinco vezes nos preços do dióxido de carbono em relação o ano anterior. Especialistas financeiros atribuem as mudanças bruscas nos preços ao tempo seco, que esgotou os estoques hidrelétricos e fez o preço do petróleo subir em todo o mundo. “Falta de água e grande pressão em torno da Europa são esperadas para limitar a geração de energia limpa”, afirmou o Deutsche Bank (banco alemão) em uma reportagem recente da Reuters.
O esquema europeu de negociação começou em 2005 e é uma maneira de incentivar as comercialização de carbono entre os países membro da UE e ajudá-los a cumprir suas metas de redução de emissões estabelecidas pelo Protocolo de Kyoto. O esquema de negociações inclui dois programas chamados de: Implementação Conjunta e Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL).
Pelo MDL, países industrializados podem conseguir Reduções Certificadas de Emissões – um tipo de crédito de carbono – investindo em projetos para cortar as emissões de gases causadores do efeito estufa ao mesmo tempo em que ajudam as nações mais pobres a se desenvolverem. Os negociadores das reduções certificadas ocupam o seu tempo levando os créditos para o mercado, torcendo para que os preços subam cada vez mais.
(CarbonoBrasil, 18/04/06)
http://www.ambientebrasil.com.br/rss/ler.php?id=24228