Caxias do Sul participará de mapeamento de recursos da Bacia do Caí
2006-04-19
O prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori, recebeu nesta terça-feira (18/04) a visita do secretário estadual do Meio Ambiente, Claudio Dilda, que assinou na Prefeitura contrato com uma empresa privada para realização de mapeamento dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Caí. O trabalho será executado pela Profil Engenharia e Ambiente Ltda, vencedora da licitação, num prazo de 20 meses. O investimento do Estado é da ordem de R$ 913 mil.
De acordo com o presidente do Comitê da Bacia do Caí, Sebastião Teixeira Corrêa, a pesquisa indicará de que forma poderá ser otimizada a utilização dos recursos hídricos. “Por exemplo, se for água de ótima qualidade, podemos usar para o abastecimento, senão apenas para a navegação e assim por diante”, disse. A intenção do Comitê é trabalhar em parceria com diversas entidades para desenvolver a consciência da preservação ao longo do rio Caí.
O Prefeito José Ivo Sartori lembrou que Caxias está dando um passo muito importante nesse sentido. “Por meio do Samae, vamos investir na despoluição de arroios como Belo e Pinhal, que são importantes afluentes do Caí”, destacou. O financiamento para as obras aproxima-se de R$ 80 milhões. Para Sartori, o mapeamento simboliza a existência de boas perspectivas no futuro para os municípios que compõem a bacia do Caí.
A bacia hidrográfica do Caí possui uma área de aproximadamente 5 mil km², o que corresponde a 1,8% da área do RS. O rio Caí tem uma extensão de 264 km. A população estimada da bacia, em 1997, era de 384 mil habitantes, o que corresponde a aproximadamente 4% da população do Estado.
As nascentes do rio Caí estão situadas no município de São Francisco de Paula e os principais afluentes são: arroio Cadeia, arroio Forromeco, arroio Mauá, arroio Maratá, arroio Piaí e arroio Pinhal. A bacia hidrográfica do rio Caí é composta por 41 municípios, entre eles Caxias do Sul.
(Gazeta do Sul, 18/04/06)