Delizamentos de terra causam 29 mortes na Colômbia
2006-04-18
Equipes de resgate recuperaram 29 corpos na Colômbia depois que vários vilarejos foram destruídos por deslizamentos de terra na semana passada. Autoridades no sudoeste do país afirmam que oito pessoas, entre elas quatro soldados, ainda estão desaparecidos. Cerca de mil pessoas tiveram suas casas destruídas ou danificadas pela chuva e deslizamentos.
Desde domingo outras 19 pessoas estavam desaparecidas e as autoridades temiam que todas estavam mortas. Mas, estas pessoas retornaram na segunda-feira (17/04), pois estavam se escondendo nas colinas. Três dos 15 pontos atingidos por deslizamentos na área de Buenaventura poderão ser declarados como cemitérios segundo autoridades locais.
Choques
As chuvas pesadas começaram na noite de terça-feira e já na quarta-feira vários rios transbordaram. Vários vilarejos foram varridos por rios de lama, assim como partes da principal estrada de ligação com o oceano Pacífico, cerca de 350 quilômetros a sudoeste da capital Bogotá. Milhares de pessoas ficaram sem casa e várias lavouras foram destruídas na estação das chuvas deste ano.
As operações de resgate foram prejudicadas pela falta de acesso à área, chuvas pesadas, novos deslizamentos de terra e ataques de algumas facções armadas da Colômbia. As autoridades afirmam que equipes de emergência foram atacadas várias vezes por rebeldes que seriam das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
(BBC, 18/04/06)
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2006/04/060417_colombiaenchentefn.shtml