Ministro diz que Irã não tem alternativa à energia nuclear
2006-04-18
O ministro da Energia do Irã, Parviz Fattah, disse na segunda-feira (17/04) que seu país não tem outra alternativa a não ser o uso de energia nuclear para satisfazer suas futuras demandas de energia elétrica, informou a agência "Irna". A autoridade iraniana lembrou que todas as centrais geradoras de energia elétrica de seu país funcionam atualmente com combustíveis clássicos, como o gás e os derivados do petróleo, mas explicou que as centrais não serão suficientes para cobrir a demanda futura de eletricidade.
"Não teremos limitações na produção de combustível nuclear em nosso país e a tarefa será realizada sob a supervisão da Organização de Energia Nuclear do Irã", explicou Fattah. O ministro lembrou que existem "obstáculos" à exploração e transporte de combustíveis fósseis pelo país. "Somos obrigados a gerar eletricidade, e essa é a razão pela qual devemos utilizar a energia nuclear", ressaltou o ministro, que afirmou, sem dar mais detalhes, que as usinas nucleares iranianas estarão prontas "nos próximos anos".
O regime iraniano enfrenta os Estados Unidos e a União Européia por seu programa nuclear, já que apesar de Teerã insistir que tem objetivos pacíficos, a comunidade internacional mostrou seu cada vez maior temor de que a República Islâmica se desvie para propósitos militares. Na semana passada, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, anunciou que seu país conseguiu enriquecer urânio em pequena escala e defendeu novamente as atividades nucleares iranianas.
(EFE, 17/04/06)
http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2006/04/17/ult1808u62943.jhtm