Alcoa recebe prêmio de manejo de rios da América
alcoa
2006-04-18
A Alcoa acaba de receber, em Washington, o prêmio OSAR de Manejo Notável dos Rios da América, outorgado pela NHA-National Hydropower Association (Associação Nacional de Energia Hidrelétrica dos EUA). A premiação da Alcoa baseou-se na excelência do trabalho realizado no Projeto Hidrelétrico de Tapoco, nos Estados do Tennessee e Carolina do Norte, pela Alcoa Power Generating Inc., subsidiária da Alcoa.
O projeto consistiu na liberação de água para dois ramais secundários dos rios Cheoah e Little Tennessee, bem como na proteção de uma área de mais de 40km2 na bacia do rio LittleTennessee. Abrangeu também a concessão permanente, à organização não-governamental The Nature Conservancy, de direitos de conservação permanentes sobre uma área de aproximadamente 25 km2, bem como de direitos de conservação por tempo limitado de outra área de 16 km2, ambas pertencentes à Alcoa.
O projeto implementado pela Alcoa será publicado no relatório The Outstanding Stewardship of America’s Rivers (Casos de Manejo Notável dos Rios da América), criado pela NHA, que apresenta aspectos exemplares da capacidade da energia hidrelétrica de gerar eletricidade limpa, renovável, confiável e a preço acessível, com simultânea proteção do eco-sistema ribeirinho. Constam do relatório projetos escolhidos por uma comissão julgadora composta por representantes da comunidade de qualidade da água, de ONGs e de empresas hidrelétricas.
“O Projeto Hidrelétrico Tapoco é a sustentabilidade em ação”, afirmou Kevin Anton, presidente da Alcoa Materials Management. “A preservação de milhares de empregos, sólidas garantias de proteção de recursos que afetam uma imensa variedade de espécies vegetais e animais, aliadas à licença para que nossa empresa continue a produzir energia hidrelétrica por mais 40 anos – todos esses aspectos são resultados positivos deste projeto.”
“O Projeto Tapoco da Alcoa é um excelente exemplo de gestão empresarial responsável. O enfoque cooperativo adotado por um amplo espectro das partes interessadas nos rios Tennessee e Cheoah beneficiará o meio ambiente agora e no futuro, por muito tempo, por meio de significativas estratégias de manejo da água e direitos de conservação”, afirmou George Martin, presidente da NHA.
A Associação Nacional de Energia Hidrelétrica dos EUA lançou o prêmio e o relatório OSAR em 1999 devido à importância dos rios norte-americanos e ao papel fundamental que a energia hidrelétrica desempenha em seu manejo. O relatório está disponível na Internet, no endereço http://www.outstandingrivers.org
(Envolverde, 17/04/06)
http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=16349