McDonalds isola frangos para combater gripe aviária
2006-04-18
O McDonalds está fazendo seus fornecedores europeus colocarem os frangos que geralmente ficam soltos no confinamento, numa tentativa de tentar conter a disseminação da gripe aviária e garantir que a comida que serve não está contaminada pela doença, informou a empresa. "Estamos agora criando padrões que exigem que aqueles frangos criados livremente e que estão produzindo ovos livremente, sejam confinados por causa da ameaça de disseminação da gripe aviária", disse a vice-presidente mundial de qualidade da rede, Catherine Adams.
Em apresentação aos jornalistas na segunda-feira (17/04), a empresa informou que os padrões, que ficarão em vigor de seis a oito meses, não servem somente para aves que produzem ovos comprados pelo McDonalds, mas também para a carne de frango que a rede serve para os seus clientes. A medida, que segundo Adams é polêmica em alguns regiões da Europa onde a criação de frangos livremente é algo cultural, é um dos vários passos que a maior rede de restaurantes do mundo está dando para garantir que seus clientes continuem consumindo frango em seus restaurantes na Europa mesmo se houver uma epidemia de gripe aviária na região.
Apesar de o McDonalds ser mais conhecido pelos seus hambúrgueres, o frango se tornou parte importante dos negócios da companhia. Nos Estados Unidos, por exemplo, houve um momento em 2005 que a rede vendeu mais frango, no equivalente em dólares, do que carne, segundo o presidente da empresa, Mike Roberts.
(Reuters, 17/04/06)
http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/saude/2343001-2343500/2343463/2343463_1.xml