Gorbachov lança campanha ambiental e de ajuda às vítimas de Chernobyl
2006-04-18
O ex-presidente soviético Mikhail Gorbachov lançou uma campanha de arrecadação de fundos para a defesa do meio ambiente e o auxílio às vítimas do desastre nuclear de Chernobyl, 20 anos após a catástrofe na usina nuclear ucraniana, revela na terça-feira (18/04) o jornal "Financial Times". Gorbachov fez um apelo às principais potências mundiais para arrecadar pelo menos 50 bilhões de dólares para o desenvolvimento de fontes de energia renováveis, disse o ex-presidente ao jornal.
O ex-líder soviético, que realiza uma série de conferências nos Estados Unidos, pretende arrecadar outros 50 milhões de dólares com o setor privado para assistir às vítimas de Chernobyl e garantir água potável e saneamento básico para a população mais pobre do planeta. Segundo o jornal, Gorbachov deve escrever aos Parlamentos do Grupo dos 8 (países mais ricos) para que promovam o desenvolvimento de energias renováveis.
Durante sua viagem pelos Estados Unidos como presidente da ONG Green Cross International, o Prêmio Nobel da Paz espera arrecadar fundos com as empresas americanas. "Queremos mostrar à comunidade empresarial e a seus dirigentes que podem contribuir para ajudar a Green Cross a atingir seu objetivo" relativo a energias renováveis e à ajuda às vítimas de Chernobyl, declarou Gorbachov.
(AFP, 18/04/06)
http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/mundo/2343001-2343500/2343378/2343378_1.xml