Suzano vai pedir reintegração de posse de fazenda invadida pelo MST na Bahia
2006-04-17
A Suzano Papel e Celulose afirmou hoje (17) que vai entrar na Justiça com um pedido de reintegração de posse contra a invasão de um fazenda na Bahia pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). A invasão ocorreu na madrugada de hoje por 3 mil integrantes do movimento, no município de Teixeira de Freitas. A empresa ainda não informou o cálculo dos prejuízos.
De acordo com o MST, a fazenda já foi considerada improdutiva pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Em 2002, no entanto, a Suzano comprou o terreno e iniciou a plantação de eucaliptos antes da desapropriação.
Em nota, a Suzano afirma que a área é "produtiva e destinada ao plantio de florestas de eucaliptos" e que "a empresa, de modo firme e sereno, buscará obter a reintegração de posse no espaço de tempo mais curto possível".
A invasão faz parte do cronograma de manifestações do MST para cobrar a punição dos responsáveis pelo massacre de Eldorado do Carajás (PA), que completa dez anos nesta segunda-feira. (Folha Online, 17/4)