CaixaRS planeja atrair produtores de álcool
2006-04-17
A CaixaRS tem entre suas prioridades neste ano a atração para o Estado de investimentos na produção de álcool a partir de cana-de-açúcar. A garantia foi dada pelo vice-presidente da instituição, Rogério Augusto de Wallau, na Assembléia Legislativa. Wallau falou sobre as ações em curso da CaixaRS - que é vinculada à Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais (Sedai) - durante audiência pública realizada na Comissão de Economia e Desenvolvimento.
Segundo o vice-presidente, a região Noroeste do RS, onde estão municípios como São Borja e Porto Xavier, tem indicação técnica para o plantio de cana. "Um dos maiores impedimentos para o cultivo da cana-de-açúcar no Estado é a geada mas naquela região ela não é tão intensa", avaliou. Observou também que para o Estado substituir completamente as importações do álcool seriam necessárias seis fábricas com uma capacidade de produção de 80 milhões de litros cada e investimentos de aproximadamente R$ 200 milhões por unidade.
Wallau lembrou ainda que a CaixaRS lidera o consórcio de bancos que gerencia o financiamento do BNDES para a usina industrial de produção de álcool, açúcar e energia a ser instalada em São Luiz Gonzaga pela empresa Noroeste Bioenergética. O protocolo de intenções para a instalação da usina foi assinado na semana passada. Conforme o dirigente, o objetivo da CaixaRS é que o empreendimento tenha início já em 2006. "A partir da instalação da primeira, ficará mais fácil trazer outras", considerou.
(CP, 17/04/06)