Irã: Visita de El Baradei já provoca conflitos
2006-04-16
A comunidade internacional continua acumulando frustrações na queda-de-braço com o Irã sobre o programa nuclear do país. Na manhã da quinta-feira (14/03), o início da visita do chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) ao país terminou em decepção - o governo iraniano já avisou que Mohamed ElBaradei não conseguirá convencer Teerã a recuar "um centímetro sequer".
A declaração foi feita pelo presidente do país, Mahmoud Ahmadinejad, grande defensor do programa nuclear. Segundo ele, mesmo com a pressão internacional e a chegada do representante dos inspetores da ONU, o programa continua como previsto. "Não quero conversar com ninguém sobre nosso direito de enriuquecer urânio", disse ele, desdenhando da chegada de ElBaradei a seu país.
Ahmadinejad também mandou um recado aos opositores do programa nuclear do país. "Nossa resposta a quem fica irritado com meu país completar o ciclo nuclear é a seguinte: fique irritado e morra com essa raiva." ElBaradei, contudo, tentou demonstrar um certo otimismo ao chegar a Teerã, dizendo que espera obter a cooperação do país e esclarecer "pontos duvidosos" do programa.
(Veja Online, 13/04/06)