Sema e Fepam recebem visita de órgão ambiental britânico que promove evento hoje em Porto Alegre
2006-04-13
A Sema e a Fepam receberam ontem (12/04), a visita de uma missão britânica do UK Trade& Investment, por meio do Environment Industries Sector Unit (EISU), e de um grupo de empresários ingleses. O EISU é o órgão que representa as indústrias de meio ambiente no Reino Unido. O EISU, juntamente com o Consulado Britânico em Porto Alegre, promove nesta quinta-feira (13), o Seminário "Tecnologias Britânicas para o Setor de Meio Ambiente", entre 8h30min e 17h30min, no Centro de Convenções da FIERGS, em Porto Alegre.
O evento propõe mostrar tecnologias desenvolvidas e aplicadas com sucesso no Reino Unido e como podem ser utilizadas no Brasil. O seminário enfocará a remediação de águas e solos contaminados, reuso da água, tecnologias limpas e tratamento de efluentes industriais. O público-alvo são profissionais atuantes na gestão da área ambiental e empresas com atividade potencialmente poluidoras.
O secretário estadual do Meio Ambiente, Claudio Dilda, faz pronunciamento na abertura do evento, que também conta com a presença do secretário estadual do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, Luis Roberto Ponte; do diretor do EISU, Douglas Barnes; e da gerente do setor de Meio Ambiente do Consulado Britânico em São Paulo, Valéria Martinez. O chefe da Divisão de Controle da Poluição Industrial da Fepam, Renato das Chagas, participa do painel "Remediação de Solo e Águas Subterrâneas".
A comitiva britânica foi recebida pela secretária substituta do Meio Ambiente, Claudia Costa; pelo chefe de gabinete da Sema, Túlio Carvalho; pela coordenadora de educação ambiental, Lilian Zenker; pela coordenadora do programa Ar do Sul e pela chefe do Departamento dos laboratórios da Fepam, respectivamente Iara Martins e Maria Luisa Gatto. Ao grupo foram expostas as ações fundamentais da Sema e da Fepam no tocante à gestão dos recursos hídricos, das florestas e áreas protegidas, e ao licenciamento e fiscalização ambientais. Também foram mostrados alguns projetos e programas, especialmente aqueles que tratam da poluição industrial, qualidade das águas e do ar, educação ambiental, além do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Siga/RS).
Por Jussara Pelissoli, Assecom Sema