Rafsanjani: enriquecimento de urânio é conquista para iranianos
2006-04-12
O presidente do Conselho da Determinação do Irã, Hashemi Rafsanjani, assegurou na quarta-feira (14/03) na Síria que o enriquecimento de urânio é "uma grande conquista para o povo iraniano", segundo um comunicado oficial. Em declarações ao chegar a Damasco, Rafsanjani acrescentou que espera que "este projeto (o enriquecimento de urânio) continue até seu completo êxito".
O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, anunciou na terça que seu país conseguiu completar o ciclo de produção de combustível nuclear, o primeiro passo no processo de enriquecimento de urânio. O presidente do Conselho da Determinação insistiu frente a um grupo de jornalistas que as pressões "não tirarão o Irã de seu caminho" e reiterou que a preocupação internacional sobre o programa nuclear do Irã "é um pretexto".
"Não ameaçaremos nem preocuparemos ninguém neste mundo, nossas capacidades (nucleares) estarão a serviço da paz e da cooperação com os outros", acrescentou o ex-presidente iraniano. Rafsanjani reiterou, também, seu apoio a Damasco e disse que "as pressões sobre a Síria não terão êxito em seu objetivo de afastar o povo sírio de suas posições". O dirigente iraniano se reuniu com o vice-presidente da Síria, Farouk Al-Shara, com quem dialogou sobre a política da região e especialmente sobre o Iraque e os territórios palestinos. Os detalhes da conversa não foram tornados públicos.
(EFE, 12/04/06)
http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2006/04/12/ult1808u62698.jhtm