R$ 11 milhões para a região amazônica
2006-04-13
Ao longo de três anos, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) vai investir R$ 11,872 milhões em projetos científicos na região amazônica. Os recursos a serem repassados serão retirados dos Fundos Setoriais CT-Amazônia e CT-Energia.
Conforme prevê o edital, os interessados em enviar suas propostas terão que encaminhar toda a documentação até o dia 19 de maio. O CNPq vai selecionar projetos de pesquisa, em separado, tanto dos grupos consolidados como dos emergentes.
Os projetos deverão contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação nas áreas de biotecnologia, microeletrônica, software, engenharia de telecomunicações, tecnologias industriais básicas e energia. O edital está inserido nas ações transversais previstas para 2006 no âmbito dos Fundos Setoriais, do Ministério da Ciência e Tecnologia
Os grupos de pesquisa considerados aptos para concorrer ao financiamento devem ter vínculo com universidades ou instituições de ensino superior e pesquisa. Eles podem também estar ligados a instituições de pesquisa científica ou tecnológica, sejam elas públicas ou privadas sem fins lucrativos. Em todos os casos a sede do grupo deve ser na Amazônia Ocidental.
Segundo o CNPq, os resultados dessa chamada pública serão divulgados em julho deste ano. Para ler o edital na íntegra e ter acesso ao formulário de submissão de propostas:
http://www.cnpq.br/servicos/editais/ct/2006/edital_0132006.htm
(Agência FAPESP, 12/04/06)