Criciúma apresenta sistema de reaproveitamento do lixo
2006-04-12
O secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Criciúma, Arleu da Silveira, apresentou na segunda-feira (10) um sistema de tecnologia americana para reaproveitamento de lixo. O método revolucionário transforma todo o lixo produzido por um município, inclusive o hospitalar, em tijolos para construção civil e fertilizante.
Os resíduos são triturados e em seguida desinfectados duas vezes a temperaturas acima de mil graus, novamente triturados e selecionados por um programa de computador. Por fim, o lixo é misturado ao poliestireno (uma espécie de borracha) e se transforma em materiais utilizados na construção civil e fertilizantes. O líquido que sobra no processo é tratado e volta ao meio ambiente.
No entanto, os custos oficiais da usina, necessidades e cláusulas de negociação serão conhecidas apenas no mês que vem, quando uma comitiva de Criciúma vai conhecer o empreendimento em Orlando, na Flórida, onde fica a sede da empresa detentora dessa tecnologia.
A empresa americana propôs instalar-se na cidade, utilizar a maioria da matéria-prima e pessoal necessários para operacionalizar a usina. A coleta também ficaria a cargo da empresa dos Estados Unidos.
(CliCRBS, 11/04/06)