Aprovados 12 Planos de Manejo Florestal em Santarém
2006-04-12
O gerente executivo do Ibama em Santarém (PA), Huyghens Caetano da Fonseca, autorizou segunda-feira (10), a exploração de 12 Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS), na região oeste do estado. Segundo ele, “isso garante a matéria-prima legalizada para a indústria madeireira, mostrando que quem trabalha dentro da lei consegue a aprovação necessária”.
O gerente deixou claro que todos os PMFS aprovados passaram pelo crivo da Divisão Jurídica (DIJUR), responsável pela análise dos documentos apresentados nos planos, e da Divisão Técnica (DITEC) do Ibama em Santarém, que além da análise técnica, inclui o sensoriamento remoto dos locais a serem explorados, para confirmar a existência das florestas primárias passíveis de exploração.
Os PMFS autorizados a operar atenderam os critérios exigidos pelo Ibama para a liberação do manejo, entre os quais a situação fundiária regular da área a ser explorada, comprovada por titulação definitiva ou por declaração do Incra. Os planos são de pequena escala, e boa parte deles localiza-se em assentamentos da reforma agrária.
No total, Huyghens Caetano da Fonseca confirma que “os PMFS aprovados devem produzir aproximadamente 33.200 metros cúbicos de madeira a ser extraída legalmente e de forma sustentável, em áreas que somam cerca de 1.180 hectares, abrangendo regiões dos municípios de Placas, Rurópolis, Trairão e Uruará”.
(Olhar Direto, 11/04/06)