Lula faz 14ª visita ao Estado no Dia do Índio
2006-04-11
O presidente Lula deve começar sua visita ao Rio Grande do Sul, no próximo dia 19 (Dia do Índio), por Tenente Portela, onde visitará a Reserva Indígena da Guarita. No local, deverá ocorrer o lançamento de uma nova etapa do Programa Luz para Todos, que leva eletrificação para as comunidades rurais carentes.
Esta será a 14ª visita de Lula ao Estado como presidente do Brasil. O deputado Adão Villaverde (PT) comentou que o Luz para Todos levou eletrificação às mil famílias indígenas que vivem na reserva, beneficiando cerca de 5 mil pessoas. Os outros 2,5 mil indígenas da Guarita já contavam com energia elétrica. Na ocasião, ainda será inaugurada uma rádio comunitária para os habitantes da reserva.
O presidente deve chegar de avião a Chapecó, em Santa Catarina, de onde parte de helicóptero para Tenente Portela. Do município gaúcho, retornará a Chapecó e embarcará novamente no avião, com destino a Porto Alegre.
Da Capital, a viagem continua de helicóptero, agora em direção a Osório, onde Lula visitará o Parque Eólico. Ele estará acompanhado da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. O deputado Villaverde lembrou que Dilma foi protagonista da instalação do empreendimento no Rio Grande do Sul. "Tanto é que a empresa que administra o empreendimento foi batizada com o nome de um programa da época em que a ministra era secretária estadual de Energia, Minas e Comunicações, o Ventos do Sul", destacou. O investimento privado no complexo eólico foi de R$ 670 milhões.
De Osório, o presidente retorna de helicóptero a Porto Alegre, onde deve inaugurar, no final da tarde, as obras da emergência do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), nas quais foram investidos R$ 6 milhões. A obra integra o Programa Qualisus, do Ministério da Saúde.
(CP, 11/04/06)