Recategorização do Parque da Serra do Tabuleiro é discutida hoje
2006-04-10
A recategorização de uma parte do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro será discutida durante audiência pública hoje (10), às 19 horas, no ginásio de esportes Osni Régis, em Paulo Lopes. A iniciativa é da comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, com o apoio do fórum de acompanhamento do projeto de lei que altera a principal unidade de conservação de Santa Catarina.
Na terça-feira, dia 11, a comissão que defende a recategorização, apresenta um estudo técnico sobre o tema aos integrantes do fórum de acompanhamento, dirigido pelos deputados estaduais Vânio dos Santos (PT, presidente) e João Henrique Blasi (PMDB, relator). A apresentação acontece às 17 horas, na Assembléia Legislativa. "O movimento está ganhando força", assinala um dos coordenadores, Dennis dos Reis.
Na semana passada, eles se reuniram com o procurador de Justiça Jacson Corrêa e o promotor José Eduardo Cardoso, responsável pela Promotoria Temática do Parque do Tabuleiro. Na ocasião, entregaram os estudos que servem de base ao pedido de recategorização do trecho litorâneo entre Enseada de Brito (Palhoça) e Areias do Macacu (Garopaba).
Por outro lado, o coordenador do Gerenciamento Costeiro de Santa Catarina, Alexandre Mazzer, desmentiu que tenha dado seu apoio ao movimento pela recategorização do Parque do Tabuleiro, conforme seus integrantes informaram. Dennis dos Reis, da direção do movimento, diz: "Foi colocado que ele estava apoiando, mas ele não apóia nem está contra".
Segundo Reis, "passamos essa informação por empolgação. Devido à qualidade do trabalho técnico de Mazzer, achamos que ele deveria estar ao nosso lado". A direção da APA da Baleia Franca, com sede em Imbituba e administrada pelo Ibama, também não apóia a iniciativa, já que não há consenso sobre o tema em seu conselho gestor. A recategorização tem apoio do Projeto Baleia Franca, uma organização não-governamental.
(A Notícia, 08/04/06)