Centro de Tecnologia Avançada inaugura ETE em Lajeado
2006-04-10
O Centro de Tecnologia Avançada Bruno Born inaugurou, sexta-feira, Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). O ato contou com a presença da administradora do hospital, Ângela Perin, dos secretários municipais de Saúde, Renato Specht, e do Meio Ambiente, Simone Schneider e outras autoridades.
Conforme o responsável técnico Adriano Schorr a tecnologia utilizada vem da Europa. "A operação é no processo biológico de lodo ativado e na segunda etapa são utilizadas bactérias para a purificação do líquido, que na etapa final passa por filtragem, sendo devolvido limpo para o meio ambiente", explicou Schorr.
A capacidade média de tratamento é de 50 mil litros de esgoto por dia. A ETE conta com licença da Fepam e já está em operação, que deverá aumentar na medida em que forem ampliadas as atividades no Centro de Tecnologia.
Ângela Perin destaca que o investimento inicial no projeto foi de R$ 100 mil. Até o final do ano outra ETE semelhante deverá ser implantada para o tratamento do esgoto do hospital, que hoje é destinado a fossas sépticas. "Este investimento representa a nossa preocupação com a preservação da saúde e com o meio ambiente", afirmou Ângela.
(CP, 09/04/06)