Técnicos iniciam projeto de usina de biodiesel em Palmeira das Missões
2006-04-10
Uma equipe formada por 15 técnicos agrícolas e seis agrônomos inicia neste mês o trabalho de campo, com o recolhimento de informações junto às propriedades rurais de 63 municípios das regiões de Palmeira das Missões, Frederico Westphalen e Três Passos. O trabalho integra o processo de implantação da usina de biodiesel da Cooperativa Mista de Produção, Industrialização e Comercialização de Biocombustíveis do Brasil Ltda (Cooperbio), no município de Palmeira das Missões.
O projeto tem à frente os movimentos sociais e o governo federal, através da Eletrosul. O presidente da Cooperbio, Romário Rossetto, afirma que 59 mil agricultores serão mobilizados na produção de mamona, amendoim, colza e soja. Das matérias-primas será extraído o óleo que, após, será transformado em biodiesel. Ele observa que serão colocadas em funcionamento extratoras em vários municípios da região. Posteriormente, o óleo será transportado até Palmeira das Missões.
Na avaliação de Rossetto, o projeto, que tem a participação também das prefeituras municipais, garantirá uma nova e importante alternativa de renda nas pequenas propriedades da região. O prefeito de Palmeira das Missões, Celso Valduga, observa que a Cooperbio garantirá melhores condições aos agricultores e retorno financeiro para os municípios. "Nós apostamos nesse projeto e trabalhamos junto com a cooperativa Cooperbio e movimentos sociais", observa Valduga.
(CP, 10/04/06)