Falsificadores de ATPFs são presos na Bahia
2006-04-07
O Ibama e a Polícia Federal desbarataram na madrugada desta quinta-feira uma quadrilha de falsificadores de Autorizações de Transporte de Produtos Florestais que atua em Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Conquista e Juazeiro, no oeste da Bahia. A quadrilha falsificava os documentos para acobertar o transporte e a produção ilegal de carvão destinada a abastecer parques siderúrgicos em Minas Gerais.
Sete pessoas foram presas e outras cinco estão sendo procuradas. Dentre os presos, um é funcionário do Ibama, Edílson Pereira dos Santos, e outra é a ex-servidora Edna da Silva Piau, demitida recentemente pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, por improbidade administrativa.
A investigação foi iniciada pelo Ibama da Bahia em 2004, sob a coordenação do superintendente do órgão, Julio Rocha, com apoio da sede do Ibama em Brasília. Os ilícitos foram verificados por auditoria interna realizada ao longo de 2005. Desde começo desse ano, o Ibama manteve a Polícia Federal informada da investigação.
A operação conjunta da PF e Ibama para prender os falsificadores foi deflagrada simultaneamente nas cidades do oeste da Bahia. Os presos estão chegando na sede da Polícia Federal em Salvador por volta das 14h30, onde ficarão detidos.
Os falsificadores atuavam há pelo menos 5 anos e são responsáveis por grande parte do desmatamento do cerrado bahiano, segundo avaliações de Julio Rocha. "O resultado deste operação foi possível graças à construção pelo presidente do Ibama, Marcus Barros, e a ministra Marina Silva de uma ética administrativa para fazer cumprir a legislação ambiental", disse.
(Ibama, 06/04/06)