Daeb instala captação emergencial de água em Bagé
2006-04-07
Diante da iminência de não contar com a barragem da Sanga Rasa, que está 11,40 metros abaixo do seu nível normal, para alimentar o sistema de abastecimento de água, o Departamento de Água e Esgoto de Bagé (Daeb) busca, desde ontem, uma alternativa.
Com apoio da CEEE e do Corpo de Bombeiros, o departamento começou a instalar uma rede, bombas e motores interligando duas antigas pedreiras de calcário, na zona Leste, de onde começará a retirar água, dentro de dez dias, para abastecer cerca de 20 mil pessoas.
Segundo a diretora do Daeb, Estefanía Damboriarena, essa providência já foi tomada em 1989, num dos períodos de maior estiagem enfrentados pelo município. Ela afirma que somente após alguns dias do início do processo é que poderá ser avaliada a capacidade de recuperação dos reservatórios e o tempo de contribuição que eles poderão dar ao sistema de abastecimento. As pedreiras estão localizadas numa propriedade particular, próxima ao bairro São Judas, e foram cedidas ao município. Ali será instalada, emergencialmente, uma miniestação para tratar a água antes de ser injetada na rede de distribuição. Segundo moradores na região, os reservatórios são alimentados por fontes de alta vazão e jamais secaram, desde que a exploração do calcário foi desativada. No período de verão, o local é muito usado pelos banhistas.
Estefanía informa que um poço artesiano localizado no bairro Castro Alves, na zona Sul, e outro na vila Malafaia, na zona Leste, também deverão ser usados. Enquanto isso, a população continua enfrentando racionamento de 12 horas diárias. Até que as pedreiras entrem em funcionamento, o abastecimento será feito pelas barragens do Piray e Emergencial e por uma pequena quantidade de água da Sanga Rasa.
(CP, 07/04/06)