Livramento pode decretar emergência hoje
2006-04-07
O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Santana do Livramento (Comder) recomendou à prefeitura que seja decretada situação de emergência em razão dos prejuízos causados pela estiagem.
O secretário municipal de Agricultura, Ilaerci Gonçalves, revela que em algumas culturas de subsistência, como a do milho, as perdas atingiram 100%. Na bacia leiteira, os indicativos apontam redução de 30% na produção. Na pecuária de corte, a preocupação é com a proximidade do inverno. O presidente da Associação e Sindicato Rural, César Maciel, citou como agravante a queda do preço do boi de R$ 1,80 para R$ 1,55 o quilo. "Para manter o rebanho nas regiões castigadas, os pecuaristas terão que apelar para a suplementação alimentar com ração e sal mineralizado", observou.
Segundo dados da Inspetoria Veterinária, Livramento possui rebanho de 530 mil cabeças de gado. Para Luygi Rodrigues, um dos diretores do Escritório Balcão Remates, não existe mais tempo para recuperar as pastagens e o gado ainda não está adequado para o abate. Rodrigues acrescenta que, se houver ocorrência de geada antes da chegada do inverno, haverá alta mortalidade do rebanho bovino na região. O prefeito Wainer Machado anunciou para hoje decisão sobre a decretação ou não de situação de emergência.
(CP, 07/04/06)