Poupança Florestal abre período de inscrições ao plantio de eucaliptos
2006-04-06
A Votorantim Celulose e Papel (VCP) abre nova temporada para inscrições no Poupança Florestal. Lançado no final de 2004, o programa de fomento da empresa para plantio de eucaliptos conta com 300 produtores parceiros e abrange uma área de 1,1 mil hectares em diversos municípios da Metade Sul.
A meta da empresa para 2006 é plantar cinco mil hectares em terras de terceiros. Já foram cultivados 420 hectares. As inscrições vão até o dia 15 deste mês e podem ser feitas nos escritórios regionais da Emater ou pelo telefone (53) 3026-6600. De acordo com o cronograma, os cadastrados recebem o projeto em maio e podem começar o plantio em junho.
O Poupança Florestal oferece assistência técnica da Emater e financiamento diferenciado com juros de 9% ao ano junto ao Banco Real. A VCP também garante a compra da madeira com valores pré-fixados e, desde o primeiro ano, o parceiro recebe adiantamentos para custear o plantio da floresta. Uma outra vantagem é que a propriedade não entra como garantia do negócio.
Além de aumentar a produção de madeira para abastecer as fábricas de celulose e papel da VCP, o programa foi desenvolvido para contribuir na fixação do homem no campo. Para tanto, algumas regras foram estabelecidas. Por exemplo, o agricultor só poderá destinar 20% de sua propriedade para o plantio de eucaliptos e deve, ainda, manter outras culturas ou pecuária paralelas à silvicultura.
Eucalipto
“O eucalipto será mais um item na cesta agrícola do produtor rural e que vai auxiliar no aumento da renda familiar”, explica Fausto Camargo, gerente do Poupança Floresta e de Meio Ambiente da VCP. Vale salientar que o poupador terá que seguir todas as normas ambientais estabelecidas por lei para o manuseio da atividade. Pelo menos 50% da área reservada para a floresta será voltada para conservação da fauna e flora nativas.
(Diário Popular, 06/04/06)