Prefeitos da Zona Sul visitam a Petrobras no Rio
2006-04-06
A Petrobras deve analisar criteriosamente todas as características físicas da Zona Sul e estudar a viabilidade de instalar na região a planta industrial destinada à produção de biodiesel, extraído do cultivo de mamona. O anúncio foi feito ontem durante a audiência especial mantida, no Rio de Janeiro, entre diretores da empresa estatal e prefeitos integrantes da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul).
Conforme a presidente da Azonasul, Selmira Fehrembach, prefeita de Turuçu, o encontro, que durou mais de três horas, foi positivo e cumpriu com o objetivo de colocar a região definitivamente no páreo para disputar a instalação da nova usina. “Na realidade, fizemos trabalho de venda das potencialidades da região e mostramos que estamos preparados para receber este investimento”, argumentou.
A prefeita relata detalhes do documento Panorama Socioeconômico da Zona Sul, elaborado pelo secretário-executivo da entidade, Henrique Feijó, especialmente para a audiência. O documento, que destaca números e posições favoráveis à opção pela região, enfatiza a radiografia das mais de 42 mil propriedades rurais com menos de 50 hectares existentes nos 22 municípios, em sua totalidade oriundas da agricultura familiar.
Além disso, relata a necessidade de substituição da produção de fumo, em função da Convenção-Quadro, por culturas alternativas como, por exemplo, a mamona, que segundo estudos da Embrapa é uma das principais opções de cultivo para pequenas propriedades rurais do tipo familiar.
Os detalhes chamaram a atenção do diretor Hildo Sauer, que revelou interesse da companhia pela instalação de plantas industriais em locais em que a agricultura familiar esteja organizada na forma de cooperativas e associações e que apresentem potencialidades ao abastecimento eficaz com menor custo de produção e facilidade de logística.
Sauer também solicitou novos dados para os prefeitos e comprometeu-se em promover evento específico, na sede da Embrapa Pelotas, para oportunizar novos contatos e a visita de toda a equipe técnica da Petrobras à região.
Expectativas
Para o prefeito de São Lourenço do Sul, José Sidney Almeida, propositor da audiência e responsável pela discussão do assunto dentro da Azonasul, o contato foi relevante e demonstrou que a região tem iniciativa para buscar novas alternativas à retomada do desenvolvimento e mostrar, a partir de elementos técnicos, o interesse em atrair novos investimentos. “O contato foi fundamental para a abertura das portas. Não tenho dúvidas de que a Petrobras vai analisar o nosso pleito e desenvolver iniciativas do programa voltadas à região”.
Almeida também relatou que os participantes da audiência tiveram a oportunidade de conhecer a ótica da empresa no que diz respeito aos novos programas e projetos de investimentos, o que favorecerá a consolidação de novas discussões e a construção de uma proposta regional para a atração de empresas.
O prefeito de Canguçu, Cássio Mota; representante da prefeitura de Pelotas, Lélio Robe; secretário de Turismo de São Lourenço, Zelmute Oliveira; assessores e secretários de diversas prefeituras da região também participaram do encontro.
(Diário Popular, 06/04/06)