Projeto Educação Ambiental com Xadrez é ampliado em Alvorada
2006-04-06
A Prefeitura de Alvorada ampliou o Projeto de Educação Ambiental com Xadrez nas Escolas. Pelo convênio firmado com a ONG Embrião - Sociedade Cultural e Ambientalista, a prefeitura oferecerá oficinas de Educação ambiental com jogos de xadrez, pela manhã e à tarde, em todas as escolas da rede.
No ano passado o trabalho era desenvolvido em um turno. O projeto, com 832 horas/mês, beneficiará 3,2 mil alunos. A ONG trabalha, há 9 anos no município, a Educação ambiental associada ao ensino de xadrez. A origem da Embrião remonta a 1989. Amigos se reuniam para jogar xadrez, formando o "Grupo de enxadristas cabeças que pensam". Em 1997 foi implementado o projeto ambiental.
Coordenador do projeto, Josué Aguiar explica que alunos de 1ª a 8ª série aprendem regras básicas em uma hora de oficina semanal. Os participantes são incentivados a entregar aos oficineiros pilhas usadas e lixo seco, destinados a uma família de cada escola que sobrevive da coleta seletiva. As pilhas, armazenadas em garrafas PET, são enviadas a uma empresa de São Paulo que faz a reciclagem. "Em 500 anos, tempo para decomposição de uma garrafa plástica, esperamos que o homem encontre uma solução ecologicamente adequada para o problema das pilhas", observa Aguiar.
Hoje, as oficinas ocorrerão das 8h às 17h, na escola municipal Emília de Oliveira, bairro Piratini. Na sexta-feira será a vez da escola Dom Pedro II, bairro Ferrari. Mais informes pelo fone (51) 3483-2914 e no site www.users.cjb.net/embriaoong.
(CP, 06/04/06)