Congresso destaca papel da mídia na construção de sociedades sustentáveis
2006-04-05
O V Congresso Ibero-Americano de Educação Ambiental debate nesta quarta, dia 5, em Joinville (SC), o papel da mídia como ator efetivo da educação ambiental. Isto porque, a falta de informações sobre meio ambiente e educação ambiental é um dos três principais problemas ambientais brasileiros, segundo pesquisa divulgada recentemente pelo Ministério do Meio Ambiente e o Instituto de Estudos da Religião (ISER).
Entre um universo de mais mil delegados e delegadas participantes da II Conferência Nacional de Meio Ambiente, realizada em dezembro de 2005, a pesquisa aponta ainda a problemática do desmatamento e dos recursos hídricos, entre os mais citados.
Visando diminuir a distância causada pela falta de informação ambiental com a preservação dos recursos naturais, dois encontros serão realizados antes mesmo da abertura solene do evento, que acontece hoje (05/04) às 17 horas, no Centreventos Cau Hansen. O debate “Mídia e Educação Ambiental” vai discutir a formação de profissionais de comunicação na área ambiental e a Educomunicação (área do conhecimento que estabelece uma interface entre educação e comunicação e que objetiva ampliar as formas de expressão nas comunidades e nos espaços educativos, visando o pleno desenvolvimento da cidadania).
Já durante o congresso, nas tardes de 6 e 7, um grupo específico de trabalho vai discutir Educação Ambiental e Comunicação. O objetivo é mapear, analisar e discutir as ações de comunicação associadas à educação ambiental, e apoiar a elaboração e implementação de políticas públicas de educomunicação ambiental, no âmbito dos países iberoamericanos.
Uma das primeiras iniciativas é o acordo de cooperação que está sendo firmado entre o Ministério do Meio Ambiente e a Radiobrás para a divulgação de campanhas e programas de educação ambiental no sistema público de rádio e tevê. Ainda este mês será lançado uma seleção pública, que incentivará a produção popular.
Durante o V Ibero, também serão lançados o Sistema Brasileiro de Informação sobre Educação Ambiental – SIBEA e o EA.NET – Canal de Educação Ambiental pela Internet. O objetivo é reunir produções audiovisuais de todo o país num Canal de Rádio e TV na internet (www.canal-ea.net), cujo foco seja Educação Ambiental. Mais do que um espaço de disseminação de informação, um canal que ajude a provocar reflexão e mobilização. A EA.NET é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação, formado pelos Ministérios da Educação e Meio Ambiente e representantes de governos, empresas, sociedade civil, pesquisadores e estudantes.
EA.NET transmite Congresso ao vivo
O V Congresso Ibero-americano de Educação Ambiental será transmitido pelo endereço www.canal-ea.net , a partir das 17h dessa quarta-feira, dia 5, quando acontece a cerimônia de abertura do evento. Serão dez horas de cobertura ao vivo e pelo menos 15 vídeos-síntese sobre as atividades diárias do congresso que acontece em Joinville (SC) até o próximo sábado, 8 de abril.
A programação do Canal EA.NET inclui a transmissão ao vivo das três principais conferências do evento. Diariamente os mais de 5 mil congressistas, vindos de 25 paí¬ses, estarão reunidos das 8h30 às 10h no Centreventos Cau Hansen para tratar de temas prioritários para a formação de sociedades sustentáveis. Dia 6, quinta-feira, o canal transmite a conferência de Educação, meio ambiente e globalização no contexto ibero-americano; já na sexta-feira, 7 de abril, será apresentada ao vivo a temática Educação Ambiental ótica e sustentabilidade; e no encerramento marcado para o sábado, 8, a vez da Complexidade e racionalidade ambiental: a inserção da educação ambiental na sociedade.
Vídeos-síntese, com aproximadamente cinco minutos de duração, serão produzidos diariamente pela equipe do canal e disponibilizados também pelo www.canal-ea.net . O material dará visibilidade às mesas redondas, atividades culturais, painéis e eventos integrados da programação. Os bastidores do evento, a movimentação dos mais de 5 mil congressistas inscritos e a diversidade de pontos de vista reunidos em torno do tema também irão compor as peças audiovisuais.
(Informações do V Congresso Ibero-Americano de Educação Ambiental e da Ass. Com. do Canal ea.net)