Projeto de ciclorrotas em Porto Alegre está na fase final
2006-04-05
No segundo semestre do próximo ano, Porto Alegre deverá contar com os primeiros 15 quilômetros de ciclorrotas, a serem implantadas em ruas e avenidas que forem definidas pelo Plano Diretor Cicloviário. A previsão é do secretário municipal de Mobilidade Urbana, Luís Afonso Senna, ao informar que o processo licitatório da contratação da empresa responsável pelo Plano Diretor entrou em fase final.
"Já ultrapassamos a fase de pré-qualificação e, depois de obedecidos todos os prazos, até o final do ano deveremos buscar os recursos necessários para a construção da ciclovia", explicou o secretário. O investimento para a execução do Plano Diretor Cicloviário depende do projeto a ser elaborado pela empresa que for vencedora da licitação. "Tudo estará relacionado ao tipo de rota e às questões ambientais e topográficas", observou Luís Afonso Senna.
O secretário garantiu que os recursos deverão estar assegurados através de empréstimos internacionais ou no Orçamento da prefeitura para 2007. Ele também adiantou que o Plano Diretor Cicloviário prevê a construção de 50 quilômetros de ciclovias ou ciclofaixas, com bicicletários junto às paradas de ônibus e outras facilidades, de forma a incentivar o uso da bicicleta.
"É um projeto muito bonito, que tornará Porto Alegre diferenciada de outras capitais", projetou Senna. Os primeiros 15 quilômetros das ciclorrotas começarão a ser construídos logo que a empresa entregar o projeto. "Pedimos que a empresa apresente um projeto de engenharia pronto, de pelo menos 15 quilômetros iniciais, para começarmos a obra e entregá-la o mais cedo possível. Será um caminho adequado para a população que utiliza a bicicleta como meio de transporte ou para a prática de lazer", concluiu o secretário.
(CP, 05/04/06)