Charles é "príncipe da emissão de CO2", diz jornal
2006-04-04
O jornal britânico The Independent chamou o herdeiro do trono britânico de "príncipe das emissões" de CO2, pela viagem em um avião particular que acaba de fazer à Índia via Egito e Arábia Saudita. A aeronave na qual viajaram Charles e seus 22 acompanhantes, incluindo sua mulher, Camilla, percorreu 14.432 quilômetros e emitiu em seu percurso mais de 40 toneladas de dióxido de carbono, segundo a publicação.
O The Independent diz que o príncipe Charles não tem consciência ecológica. Além disso, cita uma declaração de outubro passado na qual ele pedia que fosse dada máxima prioridade à luta contra o aquecimento do planeta. O jornal critica o príncipe por não seguir o exemplo do primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, que decidiu compensar a poluição gerada por suas viagens com programas de redução de emissões de carbono.
A bordo de um Boeing 777, Blair também voou esta semana, para Austrália, Nova Zelândia e Indonésia, onde foi falar, entre outras coisas, sobre a luta contra a mudança climática. A viagem do líder trabalhista gerou, segundo cálculos do "The Independent", cerca de 714 milhões de toneladas de CO2. No entanto, o escritório do primeiro-ministro prometeu compensar essas emissões investindo em projetos de fontes de energia renovável.
(EFE, 03/04/06)
http://www.carbonobrasil.com/noticias.asp?iNoticia=12200&iTipo=5&idioma=1