Ibama forma educadores dentro do Programa de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco
2006-04-04
Na próxima quarta, dia 5, o Ibama/MG realiza, em Conselheiro Lafaiete (MG), mais uma reunião para formação de “Coletivos Educadores”, dentro do Programa Nacional de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (PRSF). As próximas reuniões acontecerão no dia 11 em Montes Claros e no dia 17 em Três Marias e em Pirapora.
Nestes encontros serão escolhidas quatro pessoas que irão participar do curso de Introdução à Educação no Processo de Gestão Ambiental, a ser ministrado por técnicos do Ibama, em Pernambuco, entre 22 de maio e 5 de junho, com todas as despesas pagas.
A Coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental do Ibama/MG, Marlúcia Silva, destaca essa capacitação. “Podemos pensar de forma matemática e ressaltar a importância de cada coletivo educador. Um coletivo educador forma cem novos educadores ambientais. Cada novo educador forma trinta educadores ambientais populares. Por sua vez, cada educador popular atua junto à aproximadamente 200 pessoas, totalizando cerca de 600 mil pessoas envolvidas naquele território”.
Agente sócio-ambiental - O coletivo educador tem por objetivo auxiliar na construção de sociedades sustentáveis, com pessoas e grupos atuantes - os educadores ambientais. São eles os agentes locais de sustentabilidade ou agentes sócio-ambientais. Os educadores provocam, animam, agem e intervêm em determinado contexto sócio-ambiental com uma intencionalidade educacional emancipatória, na perspectiva da construção da sustentabilidade de seu território.
Podem participar pessoas ligadas a prefeituras, ONG´s, empresas privadas, órgãos públicos que atuem na gestão do território, pessoas ligadas a instituições que atuam com educação (popular, ambiental, formação de professores, formação de educadores); pessoas ligas a seus contextos de vida e/ou de trabalho (no bairro, na comunidade, na escola, no sindicato, na associação).
O encontro acontecerá no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na Praça Barão de Queluz, nº 11, em Conselheiro Lafaiete, de 13 às 17 horas.
(Ibama, 03/04/06)