Austrália terá a maior usina de energia solar do mundo
2006-04-04
Uma das obras de engenharia mais ambiciosas da história está sendo construída no meio do deserto australiano – na cidade de Mildura. O maior projeto de produção de energia solar do planeta deve ser concluído em 2009 e contará com uma torre de 1 quilômetro de altura por 130 de diâmetro, que será erguida no centro de um imenso painel solar, de 20 quilômetros quadrados.
O objetivo do projeto é gerar energia a partir de uma fonte não poluente. O calor fornecido pelo painel formará uma corrente de ar de até 50 quilômetros por hora na enorme chaminé - vento o suficiente para movimentar 32 turbinas, gerar 200 megawatts de energia e abastecer até 1 milhão de pessoas.
Grandes empresas também já acordaram para o potencial das energias limpas. A British Petroleum, mais conhecida como BP, uma das maiores multinacionais do ramo petrolífero, adotou um novo slogan que brinca com sua própria sigla: "beyond petroleum" (além do petróleo). A intenção é apresentar a companhia como uma "produtora de energia", que investe não apenas em plataformas de extração e oleodutos, mas também em fontes energéticas renováveis e limpas.
A BP tem uma subsidiária dedicada à energia solar que faturou 400 milhões de dólares em 2004, um crescimento de um terço em apenas um ano. Por trás da estratégia, claro, há considerações de marketing. Mas o crescimento da pesquisa nesse campo permite antever um futuro em que as fontes hoje conhecidas como alternativas sejam economicamente competitivas e até substituam as atuais.
(Carbono Brasil, 03/04/06)
http://www.carbonobrasil.com/noticias.asp?iNoticia=12205&iTipo=6&page=0&idioma=1