Técnicos discutem situação da Bacia do Rio Caí
2006-04-04
A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), participa nesta terça-feira (04) de reunião extraordinária do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Caí. A reunião é aberta a toda a comunidade e será realizada no Teatro da UCS (bloco M), a partir das 9h.
Em pauta, discussões sobre alteração do Regimento Interno do Comitê, ocupação de vagas em aberto na composição do órgão e relação entre Ministério Público e Recursos Hídricos, entre outros assuntos. Está prevista a participação do promotor Alexandre Sikinowski Saltz, coordenador do Programa Estadual de Proteção aos Recursos Hídricos. Haverá Tribuna Livre à disposição dos participantes sem assento no órgão.
O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica, também conhecido como “Parlamento das Águas”, é o órgão que discute e participa na gestão dos recursos hídricos. O Comitê Caí começou a ser planejado em outubro de 1995. Após muitas reuniões em diversos locais da bacia hidrográfica, em dezembro de 1998 ele foi finalmente instalado, com a participação de 90 instituições. O Comitê é presidido pelo técnico Sebastião Teixeira Corrêa, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma).
A bacia hidrográfica do rio Caí possui uma área de aproximadamente cinco mil quilômetros quadrados, o que corresponde a 1,8% da área do RS. O rio Caí tem uma extensão de 264 quilômetros. A população estimada da bacia, em 1997, era de 384 mil habitantes, o que corresponde a aproximadamente 4% da população do estado.
As nascentes do rio Caí estão situadas no município de São Francisco de Paula e os principais afluentes são: arroio Cadeia, arroio Forromeco, arroio Mauá, arroio Maratá, arroio Piaí e arroio Pinhal. A bacia hidrográfica do rio Caí é composta por 41 municípios, entre eles Caxias do Sul.
(Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Caxias do Sul/Gazeta do Sul, 04/04/06)