Sobe para 29 o número de mortos em fábrica de explosivos na China
2006-04-04
Subiu para 29 o número de pessoas mortas devido a explosão em uma fábrica de artefatos explosivos na cidade chinesa de Zhaoyuan, na província de Shandong (leste da China), ocorrida no último sábado (01/04). Segundo a agência oficial chinesa "Xinhua", hoje (04/04) foi confirmado o falecimento de mais nove trabalhadores que estavam desaparecidos.
A explosão, cujas causas estão sendo investigadas, ocorreu às 19h locais (8h de Brasília) em uma oficina de empacotamento da fábrica pertencente à companhia "761 Explosive". No local, trabalhavam 31 pessoas. Vinte delas morreram no ato, enquanto outras duas vítimas, que ficaram feridas, permanecem hospitalizadas, com quadro estável.
A fábrica, de propriedade privada, tem 600 empregados e uma produção anual de 15 mil toneladas de explosivos, que são vendidos às minas vizinhas.
A cidade de Zhaoyuan, de 580 mil habitantes, está situada no distrito portuário de Yantai, a cerca de 300 kms da Península Coreana, e abriga algumas das maiores minas de ouro do país, razão pela qual é conhecida também como "a cidade do ouro". Zhaoyuan também é conhecida por ser o local de nascimento do ex-ministro da Defesa chinês, Chi Haotian, aposentado em 2003.
(Efe, 04/04/2006)