Elba continua subindo e isola povoados alemães
2006-04-03
As águas do rio Elba continuaram a subir centímetro a centímetro na noite deste domingo e madrugada de segunda-feira (03/04), informou um porta-voz da cidade de Dresden (leste da Alemanha), acrescentando que vários povoados do estado da Saxônia ficaram isoladas. No começo da manhã, o nível do Elba em Dresden era de 7,38 metros, após se registrar durante a noite um aumento aproximado de um centímetro por hora, de acordo com a mesma fonte.
As autoridades da cidade consideram que amanhã o rio pode alcançar seu nível máximo, de 7,8 metros, após o qual se estabilizaria e começaria a descer dois ou três dias depois a um ritmo aproximado de meio metro diário. A situação na capital saxã não é dramática, afirmou nos últimos dias o primeiro-ministro desse estado federal alemão, Georg Milbrandt. A informação foi corroborada pelo responsável por ordenamento e segurança de Dresden, Detlef Sittel.
Não se considera que o rio possa alcançar os 9,4 metros das devastadoras inundações de 2002, que deixaram a parte histórica de Dresden sob as águas. No entanto, a persistente pressão das águas e a duração da alta do rio fazem temer uma prolongada batalha para reforçar diques e as margens do Elba. A situação é crítica, por outro lado, em vários povoados da bacia saxã do Elba, que se encontram desde o fim de semana isolados pelas águas e onde, dia a dia, mais estradas regionais e acessos por ferrovia são bloqueados pelas águas.
O rio transbordou em Schoenau, Bad Schandau e Pirna, em direção à fronteira tcheca a partir de Dresden, assim como em Meissen e Gohlins, em sentido contrário. Em Schoenau o rio chegou hoje a 9,05 metros, depois dos 8,61 metros da noite de domingo. A situação é e alerta máximo em Riesa, cerca de 30 quilômetros ao norte de Dresden. A cheia do rio alagou também alguns povoados do estado da Saxônia-Anhalt, vizinho da Saxônia e também banhado pelo Elba.
(EFE, 03/04/06)
http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/mundo/2327501-2328000/2327647/2327647_1.xml