Navio Ary Rongel retorna da 24ª Operação Antártica
2006-04-03
O Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel, da Marinha do Brasil, chega hoje ao Porto do Rio Grande depois de cinco meses de operação na Antártica. Na 24ª Operação Antártica, o Programa Antártico Brasileiro (Proantar) realizou 18 projetos científicos nas áreas de Ciências da Terra, Ciências da Vida e Ciências da Atmosfera e dois projetos de tecnologia, divididos em duas redes de pesquisa induzidas do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Os projetos investigam as mudanças ambientais na Antártica e seus impactos globais, além de fazer o monitoramento ambiental da Baía do Almirantado, local onde está instalada a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).
As atividades científicas envolvem 81 pesquisadores de diversas instituições de ensino e pesquisa, que desenvolvem suas atividades em várias regiões da Antártica, utilizando como base a Estação Antártica brasileira, o próprio navio Ary Rongel e quatro acampamentos. A Fundação Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) participam desta operação com seis projetos.
Durante período de verão desta Operação Antártica, foi instalado um novo sistema de telecomunicações pela empresa Telemar Norte S.A., mais novo parceiro do Proantar, possibilitando o tráfego de voz e dados, com acesso à intemet em banda larga. Tal novidade facilitará sobremaneira a necessária comunicação dos pesquisadores brasileiros, em atividade na Antártica, com o nosso País. Por outro lado, engenheiros, técnicos e funcionários do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) permaneceram no continente gelado, trabalhando intensamente nas obras de revitalização da Estação Antártica, a fim de corrigir a degradação natural das suas instalações ao longo de mais de 22 anos de atividades lá desenvolvidas.
A ativação de novos sistemas e a recuperação das instalações da EACF visa a preparar o Proantar para os importantes eventos que serão realizados no Ano Polar Internacional 2007/2008, quando se comemora 50 anos de pesquisas antárticas pelos países signatários do Tratado Antártico. O Ary Rongel atraca no Porto do Rio Grande para descarregar os equipamentos utilizados pelos pesquisadores brasileiros que trabalharam durante o período de verão desta operação, além de material de apoio utilizado na EACF. Esse material de apoio será encaminhado à Estação de Apoio Antártico (Esantar), instalada na Furg, que tem a responsabilidade de prepará-lo novamente para retornar à Antártica em novembro deste ano.
Da carga que está retomando, estão sendo direcionados para a Esantar botes infláveis, material para acampamento sobre geleira e vestimentas especiais utilizadas na Antártica. O Ary Rongel deve partir do Rio Grande na terça-feira, 4, com destino ao Rio de Janeiro, onde desembarcará o restante do material para ser reparado e reutilizado pelo AMRJ, encerrando a 24ª Operação Antártica.
(Agora online, 03/04/06)