Dissuasão nuclear garante segurança da Rússia, diz Putin
2006-03-31
A Rússia considera que a dissuasão nuclear é um elemento fundamental para garantir sua segurança como Estado, disse o presidente russo, Vladimir Putin, durante reunião sobre manter ou não o arsenal atômico do país. "A análise da situação internacional e das perspectivas de sua evolução obrigam a Rússia a perceber a dissuasão nuclear como o elemento básico que garante sua segurança", disse Putin sobre o princípio - criado durante a Guerra Fria - de capacidade de destruição mútua garantida entre as potências atômicas.
Putin disse que um dos objetivos da anunciada modernização do setor energético nuclear russo é "garantir a manutenção e funcionamento seguro" do arsenal atômico, a cada dia mais obsoleto e que o Estado não tem recursos para recuperar totalmente. "A manutenção de uma quantidade mínima de munição atômica, suficiente para garantir a dissuasão nuclear, continua sendo uma das maiores prioridades da Rússia", disse Putin, segundo a agência "Interfax".
O presidente russo acrescentou que os cientistas e militares russos, sem violar o tratado de proibição universal dos testes nucleares de 1996, devem garantir "que o armamento atômico russo atenda a todas as exigências modernas quanto à eficácia e segurança". Putin disse que o Ministério da Defesa russo, no momento de traçar o programa estatal de armamento para o período de 2007 a 2015, deve "fazer um grande trabalho para equilibrar todo o sistema armamentístico" nacional. "Devemos calcular todas as variantes, levando em conta as possibilidades reais do Estado de financiar esse trabalho", disse o presidente russo.
(EFE, 30/03/06)
http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2006/03/30/ult1808u61858.jhtm