Registrado na CCX primeiro projeto de créditos de carbono florestal
2006-03-31
A Precious Woods anunciou na quinta-feira (30/03) o registro dos primeiros créditos de carbono originários de um projeto florestal na Chicago Climate Exchange (CCX), sendo executado na plataforma de negócios da CCX a primeira negociação de créditos florestais já realizada em uma Bolsa de Gases do Efeito Estufa (GEE). A companhia Suíça Precious Wood é líder internacional no gerenciamento florestal sustentável nos trópicos.
Os créditos de carbono registrados na CCX são originários de um reflorestamento de 4,638 hectares em uma área degradada na Costa Rica. Este projeto gerou créditos da ordem de 221,700 toneladas métricas de CO2 que podem ser verificadas e registradas na CCX para negociação durante os próximos meses. “A verificação, registro e negociação de créditos gerados por projetos florestais na CCX não demonstra somente a viabilidade destes programas ligados a um sistema mais amplo de redução das emissões de gases do efeito estufa, mas também a credibilidade de uma abordagem de negócios para os projetos florestais na redução dos GEE,” disse o presidente da CCX, Richard Sandor.
A CCX é a única bolsa de gases do efeito estufa dos Estados Unidos, sendo único mecanismo disponível através do qual empresas baseadas no país podem engajar-se em um mercado de carbono. Entre os membros da CCX estão: Ford, IBM, Baxter Healthcare International, Bayer, World Resources Institute, cidades como Portland, Oakland, Califórnia e Chicago, além do estado do Novo México, primeiro estado a se tornar membro da bolsa.
(CarbonoBrasil, 30/03/06)
http://www.ambientebrasil.com.br/rss/ler.php?id=23927