Transporte fluvial terá licitação
2006-03-31
O transporte de passageiros pela travessia fluvial entre Porto Alegre e Guaíba deve se tornar realidade nos próximos meses. A Central de Licitações (Celic) analisa os últimos detalhes para publicar em breve o edital que abrirá o processo licitatório para empresas interessadas em operar no trajeto de 14,5 quilômetros e transportar 4,6 mil usuários por dia entre 6h30min e 21h.
No início da tarde de ontem, autoridades envolvidas com o projeto fizeram uma travessia simbólica de lancha entre o cais do porto e o Terminal Hidroviário de Guaíba para comemorar a proximidade da publicação do edital. Conforme a Celic, ainda não há data definida.
O diretor-superintendente da Metroplan, Nélson Lídio Nunes, disse que a travessia será feita em aproximadamente 40 minutos por duas embarcações, cada uma com capacidade para 90 passageiros. Estão previstas, inicialmente, 14 viagens diárias a partir de cada sentido. A tarifa projetada deve ficar entre R$ 2,40 e R$ 3,40.
A partir da publicação do edital, as empresas têm prazo de 45 dias para o envio das propostas. O prazo para julgamento da licitação e assinatura do contrato de concessão é de 15 dias. A empresa que apresentar a proposta de tarifa mais baixa assumirá o transporte, arcando com os investimentos necessários. O início da operação deve ocorrer em novembro.
Conforme o diretor-superintendente da Superintendência de Portos e Hidrovias, Roberto Carlos Hallal da Silva, a travessia fluvial tem custo mais baixo do que o transporte rodoviário, polui menos e ajuda a descongestionar as rodovias. O secretário-geral de Guaíba, Beto Quadros, disse que a comunidade luta há 25 anos pela travessia. Por dia, mais de 22 mil pessoas se deslocam de ônibus entre Guaíba e Porto Alegre e outros 8 mil entre Eldorado do Sul e a Capital.
(CP, 31/03/06)