Campanha na internet cobra aprovação do PL da Mata Atlântica
2006-03-31
A Fundação SOS Mata Atlântica, maior entidade ambientalista do Brasil, está promovendo uma campanha de mobilização on-line que dará oportunidade aos cidadãos de cobrar dos deputados federais a aprovação do Projeto de Lei (PL) da Mata Atlântica. Tramitando há 13 anos no Congresso Nacional, o projeto trata da utilização e proteção da vegetação nativa do bioma, que já perdeu 93% de sua cobertura original.
Até a próxima terça-feira (04/04), quando o PL da Mata Atlântica volta à pauta na Câmara dos Deputados, os interessados em participar poderão acessar o site da entidade - www.sosma.org.br, clicar no link "Mobilização" e "assinar" com nome e e-mail uma carta endereçada aos parlamentares.
Nas últimas terça (28/03) e quarta-feira (29/03) o projeto de lei entrou na pauta, mas não chegou a ser votado. Na semana passada, esteve na agenda dos parlamentares em outras três oportunidades - incluindo uma sessão extraordinária na quarta-feira (22) - mas não houve votação por causa de articulações de alguns deputados da bancada ruralista, ligados aos setores madeireiro, agrícola e favoráveis aos transgênicos.
"É preciso lembrar que o projeto já foi aprovado na Câmara e no Senado por unanimidade. Agora depende apenas de os deputados aceitarem as emendas para que o Brasil tenha uma legislação apropriada para este bioma tão ameaçado, que fornece água, matéria-prima para remédios e qualidade de vida para cerca de 110 milhões de brasileiros que vivem nele", analisa Mario Mantovani, diretor de Mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica. "Precisamos de todos mobilizados neste momento", completa.
A futura lei trará avanços como a criação de um fundo de restauração, a redução de impostos e a facilidade de acesso a linhas de crédito para proprietários de terras com áreas preservadas. "É importante que a sociedade fique sabendo quem são os parlamentares que não estão trabalhando em defesa da Mata Atlântica", opina Miriam Prochnow, coordenadora geral da Rede de ONGs da Mata Atlântica.
Alguns deputados federais que já apoiaram o projeto de lei estão mudando de posição. "Aconteceu isso na sessão de quinta-feira com os deputados Odacir Zonta (PP-SC), Ronaldo Caiado (PFL-GO) e Rodrigo Maia (PFL-RJ)", revela Mario Mantovani.
Informações da Voice Comunicação / SOS Mata Atlântica