Incêndio atinge Ilha do Leonídio, na Zona Sul
2006-03-30
Quem passou pela BR-392, estrada que liga Rio Grande a Pelotas, ontem à tarde, pôde ver uma grande fumaça preta vinda da Ilha do Leonídio.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo seria num banhado em área isolada e não causaria riscos para os moradores da localidade. Também informaram que não houve pedido de socorro e, por isso, uma viatura não foi deslocada. "Tivemos a informação de que ninguém seria atingido pelas chamas já que o fogo aconteceu em uma área muito fechada, sem acesso. Não tínhamos como deslocar um veículo até lá", explicou um dos soldados.
Mas de acordo com o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), Norton Gianuca, a área é importantíssima para a manutenção do estuário. "Tal região é de suma importância, pois muitos animais dependem desse ecossistema. Qualquer queimada é um desastre para a natureza que vive na área afetada. Ali vivem pequenos mamíferos como preás e roedores, assim como aves, serpentes e uma grande diversidade de insetos e outros invertebrados. A própria destruição dos marismas é um grande pesar, pois no local se desenvolve muita matéria orgânica", afirmou.
"Estes banhados contribuem também de forma muito importante para a produção pesqueira do estuário. Esta é a base para o crescimento da vegetação e animais com suas respectivas cadeias alimentares. Sua inexistência influencia a base da cadeia alimentar", explicou.
(Jornal Agora, 30/03/06)