Começa em abril a construção da P-53
2006-03-30
Começa na segunda quinzena de abril a construção da plataforma de petróleo P-53, em Rio Grande. Carretas com 20 toneladas têm chegado ao canteiro de obras, na avenida Honório Bicalho, junto ao Porto Novo, trazendo da indústria Metasa, de Marau, as primeiras estruturas metálicas. Até agora foram recebidas cem toneladas, mas a previsão, entre equipamentos mecânicos e elétricos, é da remessa de 3,8 mil toneladas.
Em ordem crescente, o empreendimento vai gerar entre 1,2 mil e 1,5 mil empregos diretos.
Conforme o gerente de produção do Consórcio Quip, formado pelas empresas construtoras Queiroz Galvão, Ultratec e Iesa, engenheiro Haroldo Morrison de Azevedo, por enquanto têm chegado de três a quatro carretas por semana, mas esse número vai aumentar em breve, pois tem muito equipamento para chegar.
A construção da P-53 deve ser concluída no final de 2007 e, além de gerar postos de trabalho, vai movimentar a economia de Rio Grande com o fornecimento de mobiliário, uniformes, alimentação, plano de saúde, segurança, aparelhos domésticos, entre outros.
A área ocupada pelo Consórcio Quip é de 225 metros de frente por 142 de fundos. No lugar do antigo armazém funcionará uma oficina para fabricação da tubulação da plataforma. Seis empresas de construção civil de Rio Grande foram contratadas para fazer reformas em prédios existentes na retroárea e outros serviços relativos à infra-estrutura necessária no local e na parte administrativa.
A plataforma P-53 deverá produzir 180 mil litros de barril de petróleo por dia e utilizar tecnologia de ponta. O projeto prevê investimentos de US$ 522 milhões, dos quais US$ 370 milhões serão investidos no Estado.
(CP, 30/03/06)