CEEE e a Ventos do Sul Energia firmam termo de cooperação
2006-03-30
A CEEE e a empresa Ventos do Sul Energia, responsável pela implantação dos parques eólicos em Osório, firmaram, ontem (29/03), termo de cooperação que permitirá a futura interligação entre a subestação (SE) Lagoa dos Barros, no complexo eólico, e a SE Osório 2, conectada à rede básica, através de uma linha de transmissão de 230 quilovolts (kV), possa ser devidamente estabelecida e atenda às exigências do Operador Nacional do Sistema (ONS).
A solenidade, que ocorreu na sede da CEEE, contou com as presenças do presidente da CEEE, Brites Jaques, do presidente da Ventos do Sul, Telmo Borba Magadan, do diretor da Enerfin do Brasil - Produtora de Energia Ltda., Guillermo Planas Roca, além dos diretores da CEEE, Edison Zart, Luiz Antonio Leão e Antonio Dorneu Cardoso Maciel. O presidente Brites Jaques destacou a importância do empreendimento, ressaltando "sua significativa contribuição sócio-econômica para o estado do Rio Grande do Sul. A CEEE será sempre parceira de iniciativas dessa natureza", observou.
Já o diretor da Enerfin, Guillermo Roca, lembrou que "estamos convertendo em realidade um projeto que teve início em 1999, quando mantivemos os primeiros contatos com a CEEE. O parque, com certeza, é também um pouco da concessionária gaúcha". Roca ressaltou que esta fonte de energia não poluente e renovável - a eólica, que começa a dar os primeiros passos para a busca de alternativas na política energética nacional, é uma realidade sólida em vários países do mundo, como Canadá, Estados Unidos e Espanha.
(Gazeta do Sul/Portal Vias, 29/03/06)