Alemã Siemens fará pesquisa no Rio Grande do Sul
2006-03-30
A Siemens, uma das empresas líderes mundiais do mercado eletroeletrônico, estuda a instalação de uma unidade de pesquisa e desenvolvimento no Rio Grande do Sul. Ontem pela manhã, cinco executivos do alto escalão da empresa alemã visitaram as instalações do Parque Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), na Capital, para avaliar as condições de produzir softwares de equipamentos para os segmentos médico e energético.
A comitiva foi recebida pelo reitor Joaquim Clotet e pelo secretário de Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, Luis Roberto Ponte, que acompanha a negociação. Durante a visita, o grupo também conheceu o ambiente acadêmico da universidade e a área de ensino à distância.
Além de Porto Alegre, os executivos da empresa visitaram Campinas e Curitiba com o objetivo de analisar o melhor local para a nova unidade. De acordo com o diretor da Agência Tecnológica da PUCRS, Ricardo Melo Bastos, os investidores não informaram a área necessária para o empreendimento, o valor a ser investido nem prazos. "A empresa informou que a dimensão do investimento será feita de acordo com as possibilidades oferecidas no Brasil", acrescentou Bastos. Segundo ele, o grupo destacou a facilidade de adaptação da cultura européia no país como ponto positivo. A qualificação da mão-de-obra gaúcha também está sendo avaliada pelo grupo.
Nas próximas semanas, os executivos deverão apresentar um retorno para o governo do Estado sobre a construção da unidade de pesquisa e desenvolvimento. Em caso de confirmação da unidade da Siemens no Tecnopuc, será necessário ainda construir uma nova estrutura, pois praticamente todos os espaços estão ocupados e o prédio de sete andares em fase de conclusão já está reservado. No Brasil, a Siemens mantém atividades nos segmentos de automação e controle, de telecomunicações, de geração, transmissão e distribuição de energia, de medicina, de transporte metroferroviário e de iluminação.
(CP, 30/03/06)