Lutzenberer será tema de filme
2006-03-29
A vida e a obra do ecologista José Lutzenberger, um dos nomes mais expressivos do movimento ecológico brasileiro e mundial, serão resgatadas através do documentário “Lutzenberger: For ever Gaia” que será dirigido por Frank Coe e terá fotografia de Piotr Jaxa que, entre outros trabalhos, fotografou a trilogia “Azul, Vermelho e Branco”, de Kieslovsk.
Trabalhou também com Roman Polansky. “O ecologista, ao contrário da maioria dos ambientalistas, apontava e executava soluções, aplicando na prática o que sustentava na teoria”, destaca Frank. “Registraremos, por meio de depoimentos, imagens e animações, as realizações de Lutzenberger e seus colaboradores, numa abordagem lúdica e educativa das questões ecológicas”, destaca. Segundo ele, a intenção é mostrar que existe um “caminho suave a se tomar, no sentido de propiciar uma melhora na qualidade de vida, em todas as formas e manifestações.
O filme será inspirado também na obra do pai de Lutz, o artista plástico Joseph Lutzenberger, que acompanhou e descreveu em um diário ilustrado o crescimento do filho. Segundo Frank, a partir dos desenhos do pai, será criado o personagem animado Lutz, que dará o fio condutor da história. A animação será feita pela Otto Guerra Desenhos. A filha do ecologista, Lara, vem apoioando o projeto através da Fundação Gaia, fornecendo todos os subsídos para a produção do documentário. A meta do produtor é exibir o filme junto a comunidades e instituições educativas, participar de festivais, comercialização com televisões e exibição em salas de cinema. O filme deve estar concluído em 2007.
(Folha Guaibense, 17/03/06)