Navio transportando 950 toneladas de combustível naufraga no Golfo do México
2006-03-29
O navio Orión, da Empresa Naval Mexicana e que transportava 950 toneladas de combustível, afundou em águas do Golfo do México, informou uma fonte oficial que descartou prejuízos ao meio ambiente. A Procuradoria Federal de Proteção ao Ambiente (Profepa) disse em um comunicado que a embarcação "afundou há algumas horas" no Golfo do México, a 289 quilômetros de Puerto Progreso, na península de Yucatán.
No domingo (26/03), a embarcação apresentou problemas e cinco tripulantes foram resgatados. Outros três continuam desaparecidos. A embarcação "transportava combustível pesado e 15% de diesel conhecido como intermediário 15 entre Tampico e Cancún", informou a Profepa. O procurador de Proteção ao Ambiente, Ignacio Loyola, deu instruções para que, junto com "o trabalho prioritário de busca dos três marinheiros desaparecidos, a região seja estreitamente vigiada para que se detecte qualquer vazamento de combustível que possa prejudicar o meio ambiente", diz o comunicado.
Segundo a Empresa Naval Mexicana, a embarcação está hermeticamente selada e não há possibilidades de vazamento, já que a temperatura da água no fundo do Golfo é de 1 grau e solidifica o combustível que está em seus tanques, explicou a instituição, que destacou que as autoridades investigam as causas do naufrágio.
(EFE, 29/03/06)
http://www.estadao.com.br/ultimas/mundo/noticias/2006/mar/29/12.htm?RSS