Comunidade Internacional pede solução pacífica da questão nuclear iraniana
2006-03-28
A Comunidade Internacional demonstrou na segunda-feira (27/03) mais uma vez a esperança de resolver a questão nuclear iraniana por meios pacíficos. E as seis partes envolvidas: os EUA, Rússia, China, Grã-Bretanha, França e Alemanha vão coordenar no dia 30 em Berlim suas posições sobre o assunto.
O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) Mohammed el Baradei, em visita à Alemanha, se reuniu no mesmo dia com dirigentes alemãos. Baradei assinalou que ele está otimista com a solução pacífica da questão nuclear iraniana e apelou às diversas partes para retomarem as negociações o quanto antes. A chanceler alemã Angela Merkel também disse que o governo alemão vai continuar se esforçando por uma solução diplomática da questão.
No mesmo dia, o chanceler russo Sergei Lavrov salientou em Moscou que a AIEA deve desempenhar seu papel-núcleo na solução da questão. O Conselho de Segurança da ONU pode apoiar os trabalhos da AIEA, ao invés de substitui-la a fazer seu empenho no território iraniano.
(CRI, 28/03/06)
http://po.chinabroadcast.cn/1/2006/03/28/1@40609.htm