Turcos instalam tendas de campanha por medo de terremoto após eclipse
2006-03-28
Centenas de habitantes da localidade de Niskar, no centro da Turquia, começaram a instalar tendas de campanha nos jardins e nos parques públicos por temerem que um terremoto atinja a região após o eclipse solar da próxima quarta-feira. "As pessoas têm medo. Estão colocando tendas de campanha nos jardins e parques públicos, 80% dos habitantes da vizinha Yolkonak já estão instalados em tendas. O medo e o pânico aumentam à medida que o dia do eclipse se aproxima", disse Idris Sahin, prefeito de Niksar.
Niksar, cidade de 45.000 habitantes situada 460 quilômetros ao leste de Ancara, foi atingida por um terremoto em agosto de 1999, que deixou mais de 20 mil mortos no noroeste do país. Aquele terremoto aconteceu seis dias após um eclipse solar, o que gerou especulações de que o tremor tenha sido causado pelo eclipse.
O alarme
Mustafa Yildirim, professor da universidade de Firat, no leste da Turquia, enviou há alguns meses cartas a vários meios de comunicação explicando que o eclipse solar de 29 de março provocaria um terremoto de 6,8 a 7,2 graus na escala Richter em Niksar entre 3 e 10 de abril, uma semana depois do eclipse. Cientistas do Observatório Kandilli e do Centro Sismológico Nacional apareceram na televisão pública nos últimos dias e garantiram não haver nenhuma prova de que haja relação entre os eclipses e os terremotos.
(EFE, 27/03/06)
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2006/mar/27/322.htm?RSS