Gripe aviária chega a República Tcheca
2006-03-27
As autoridades tchecas anunciaram na segunda-feira (27/03) o primeiro caso de gripe aviária no país, em um cisne morto, infectado pelo vírus H5 e, com toda probabilidade, também pela cepa H5N1, letal para as aves e potencialmente mortal para o homem. "Temos a grave suspeita de uma presença do H5N1, que será confirmada ou desmentida antes de quarta-feira", declarou o ministro tcheco da Agricultura, Jan Mladek, em uma entrevista coletiva em Praga.
Mladek informou que as mostras foram enviadas ao laboratório britânico de referência da União Européia (UE), responsável pela confirmação da presença do vírus mortal da gripe aviária nas aves vivas ou mortas do continente. O cisne morto foi encontrado na segunda-feira passada em Hluboka Nad Vltavou, 150 quilômetros ao sul de Praga, disse à AFP Milan Malena, chefe dos serviços veterinários do ministério da Agricultura.
Áustria, Alemanha, Eslováquia e Polônia, países vizinhos da República Tcheca, já detectaram focos de contaminação de gripe aviária em seus respectivos territórios. A gripe aviária afeta as aves de 45 países da Ásia, Europa e África até o momento.
(AFP, 27/03/06)
http://noticias.uol.com.br/ultnot/afp/2006/03/27/ult1806u3646.jhtm