Caminhada em defesa da mata nativa buscou a conscientização
2006-03-27
Na tarde de sábado, mais de 50 pessoas reuniram-se em frente à antiga sede da Rádio Planalto, no Bosque Lucas Araújo, para dar início à 1ª Caminhada em Defesa da Mata Nativa. Os moradores do bairro e simpatizantes que participaram da atividade puderam ver de perto as belezas do bosque.
Conforme o presidente da Associação de Moradores do Bosque Lucas Araújo, Clovis Hahn, o propósito dessa primeira caminhada é sensibilizar a comunidade quanto à importância na mata nativa do local. Conforme Hahn, a associação entende que a área não recebe a devida atenção tanto por parte da população quanto das autoridades. O principal problema do local, principalmente em uma floresta nativa do loteamento, é o depósito de lixo. "As pessoas jogam lixo no local e não há um constante trabalho da prefeitura no sentido de recolher aquele lixo e fiscalizar quem é o responsável por depositá-lo ali", frisa.
Além disso, o presidente observa que a associação pretende conscientizar ainda os moradores do bairro sobre a necessidade de ocupação, mas com preservação. "Queremos que os moradores na área loteada do bosque saibam da importância da fauna e da flora local e façam o possível para preservá-las, pois a mata do loteamento se comunica com as diversas outras matas dos arredores", explica.
Um estudo sobre as espécies presentes no local ainda não foi realizado, mas Hahn afirma que algumas variedades de árvores já são raras, como é o caso da canela-cheirosa ou amarela.
(O Nacional, 27/03/06)